segunda-feira, 13 de novembro de 2017

HÁ QUATRO ANOS ATRÁS OCORRIA O INÍCIO DA “REVOLUÇÃO MADE IN CIA” NA UCRÂNIA COLOCANDO O PAÍS COMO PONTA DE LANÇA DA OTAN NAS PROVOCAÇÕES CONTRA A RÚSSIA


Há exatamente quatro anos, em meados de novembro de 2013, a Ucrânia era palco de manifestações – conhecidas como "Euromaidan" - que exigiam o acordo com a União Europeia para submeter o país ao FMI e integrá-lo a OTAN, tratado que incluía o rebaixamento de salários e congelamento de pensões, aumento do preço do gás, fim dos investimentos no setor agrícola e de energia. Em Kiev as estátuas de Lenin eram derrubadas, bandeiras vermelhas queimadas e os protestos exigiam a renúncia do então presidente Viktor Yanukovych, homem próximo a Vladimir Putin. Mais uma vez na vanguarda a LBI declarou no artigo a época “Ucrânia: Uma nova ‘revolução laranja’ made in CIA a serviço de acomodar os interesses capitalistas na antiga república soviética?” (Blog da LBI, 02.12.2013) diante do silêncio de toda a esquerda e particularmente do revisionismo Trotskista “Está colocado para o proletariado mundial e, particularmente, para os trabalhadores das ex-repúblicas soviéticas rechaçarem as investidas da UE, dos EUA e de seus agentes da Ucrânia. Apesar de não depositarmos qualquer confiança no governo burguês ucraniano de Viktor Yanukovych e do ex-burocrata Putin-Medvedev, cuja conduta está voltada a defender os interesses da nascente burguesia russa, as fricções com a Casa Branca objetivamente representam um obstáculo à expansão guerreirista da OTAN na região. Nesse sentido, Marxistas os Revolucionários devem denunciar as manifestações dos grupos pró-imperialistas e seu caráter contrarrevolucionário, voltado a fazer na Ucrânia e na própria Rússia uma ‘transição democrática’ conservadora aos moldes da que vem sendo operada no Oriente Médio”. Hoje, o que vemos é a divisão do país a serviço do imperialismo com ataques com as chamadas “repúblicas populares” que desejam seguir o caminho da Criméia e se unificar com a Rússia. O objetivo desse processo é armar uma provocação permanente contra a Rússia para fragilizar o bloco militar que pode se contrapor ao decadente poderio bélico ianque. O balanço político a ser feito é que os protestos que adquiriram contornos fascistas e chegaram a perseguir o PC e assassinar seus militantes é a imposição de um enorme retrocesso para o país, que se tornou totalmente dependente dos monopólios capitalistas, em particular da Europa.



No começo de 2014, em um segundo artigo a LBI lançou o chamado a “Mobilizar os trabalhadores para derrotar a reação fascistizante pró-União Europeia! Frente única com o governo Yanukovich para derrotar os agentes do imperialismo! Em defesa de uma Ucrânia soberana e socialista!” (Blog da LBI, 30.01.2014) em que afirmava “Desde a LBI, que há dois meses denunciamos as manifestações reacionárias na Ucrânia, chamamos a formação de milícias operárias, camponesas e populares em todo o país para enfrentar a ofensiva fascistizante, atuando em unidade de ação com as forças políticas que apoiam o governo nacional. Viktor Yanukovich vem se mostrando cada vez mais incapaz de levar consequentemente este combate, tanto que colocou nas mãos do parlamento burguês uma saída negociada para a crise, enquanto aguarda de fato o desfecho das negociações de cúpula entre a Rússia e a UE que ocorrem nestes dias. Nossa resposta deve ser o chamado a mobilizar os trabalhadores para derrotar a reação fascistizante pró-União Europeia! Por uma frente única de ação com o governo Viktor Yanukovich! Na barricada desta luta e sem patrocinar ilusões no governo burguês e no próprio apoio da Rússia de Putin a Yanukovich, chamamos os trabalhadores da cidade e do campo que sabem que seus direitos estão com os dias contados se houver a incorporação a UE a defender uma Ucrânia soberana e socialista!”. No mesmo artigo, delimitamos com os revisionistas do Trotskismo, declarando “Longe do que pregavam os revisionistas do PCO no passado e o PSTU até agora, os atuais opositores não passam de velhos aliados do imperialismo e inclusive ex-apoiadores da pretensa ‘revolução laranja’. Como se constata, trata-se de mais uma falsa ‘revolução’ voltada a acomodar os interesses capitalistas na antiga república soviética, cujo governo atual não conseguiu servir a dois senhores e os novos gestores estão a vender seus serviços para quem melhor pagar. Para as massas, que lutaram tanto antes como agora contra a miséria capitalista, produto da restauração capitalista na URSS, cabe construir uma alternativa política independente dos dois bandos burgueses em disputa. Esta tarefa é algo bem distante da política dos revisionistas do Trotskismo que tanto em 2004 como nos dias atuais saúdam as falsas revoluções patrocinadas pelas quadrilhas burguesas que, apesar dos conflitos conjunturais, têm o único objetivo de rapinar o país e torná-lo um apêndice militar a serviço de seus interesses capitalistas na região”.

Em fevereiro de 2014, diante dos contornos cada vez mais fascistas do movimento e diante da derrubada do governo de Victor Yanukovich fizemos um paralelo histórico no artigo “Ucrânia e Venezuela: as flagrantes ‘coincidências” na estratégia golpista do imperialismo e a necessidade de uma resposta revolucionária do proletariado mundial” (Blog da LBI, 22.02.2014) pontuando que “Como já denunciamos, a direita golpista e fascista está ávida para desferir um golpe letal contra esses governos. Esta manobra pode assumir a feição de uma falsa ‘mobilização democrática’ tramada com a ajuda da CIA enquanto grupos abertamente fascistas atacam as forças populares, como vemos nos franco-atiradores venezuelanos e ucranianos. O apoio do imperialismo aos ‘insurretos’ monárquicos na Líbia ‘vendidos’ ao mundo como ‘amantes da democracia’ foi o modus operandi que a Casa Branca vem usando novamente na Venezuela, como em 2002 e agora na Ucrânia para colocar em marcha a contrarrevolução. Apoiar os supostos ‘rebeldes’ nestes países como faz a esquerda revisionista é o mesmo que se somar às orquestrações dos golpistas que também se dizem ‘inimigos da ditadura’, já que tanto em todos esses países essas forças políticas e sociais representam a contrarrevolução, assumindo o objetivo de liquidar conquistas históricas do proletariado. Por essa razão, não há espaço para disputar este suposto ‘movimento de massas’ com as direções burguesas made in CIA, como pateticamente defendem setores da ‘esquerda’, em nome de ‘superá-las no calor da luta’”. No dia propriamente dito do golpe denunciamos a posição vergonhosa do revisionismo; “Diante da covardia de Ianukovitch, neofascistas tomam Kiev e ameaçam colocar o país em guerra civil. Revisionistas da LIT/ PSTU se perfilam mais uma vez no campo do nazi-imperialismo” (Blog da LBI, 24.02,2014).

Sempre apontando a luta contra fascismo na Ucrânia com a defesa da revolução proletária, como nos ensinou Lenin defendemos que “A tarefa dos Marxistas-Leninistas no conflito ucraniano é esmagar a reação fascista, abrindo caminho para o retorno das Repúblicas Soviéticas!” em que apontamos “Este quadro político e social dramático e extremamente polarizado aponta no sentido de uma guerra civil latente que pode tomar conta de toda a Ucrânia, exigindo dos Marxistas-Leninistas uma posição clara através do chamado à unidade dos trabalhadores da cidade e do campo (em particular do leste ucraniano) com o objetivo de esmagar a reação fascista nas ruas. A experiência de luta do proletariado ucraniano contra o nazismo durante a II Guerra Mundial historicamente já demonstrou que a derrota do fascismo, tanto ontem como hoje, não significa a luta pela “democracia” burguesa ou apenas o direito à separação do leste do país se assim decidirem, mas o combate estratégico pela derrota do imperialismo e seu governo lacaio. Esta realidade está criando as condições para o ressurgimento de uma vanguarda comunista com suas bandeiras vermelhas inscritas com a foice e o martelo sempre presentes nas manifestações populares. Desde a LBI defendemos que no curso dos enfrentamentos militares é fundamental lutar conscientemente (política e programaticamente) a fim de abrir caminho para o retorno de Repúblicas Soviéticas no Leste do país e na própria Ucrânia através da expropriação da burguesia restauracionista nativa com o objetivo de tomar o poder político do Estado, combate de classe que pode ensejar toda a região a seguir seu exemplo, rompendo com a miséria, o desemprego e a pobreza impostos pela restauração capitalista advinda após o fim da URSS há mais de 20 anos!” (Blog da LBI, 17.04.2014). Não por acaso, em março, saudamos a vitória da unificação da Crimeia com a Rússia no artigo “Referendo na Crimeia: Vitória esmagadora da resistência popular à atual ofensiva neoliberal do imperialismo na região de influência da antiga URSS”. Como resposta, o imperialismo via o governo fantoche da Ucrânia tentou assassinar Putin como denunciamos “Governo pró-imperialista de Kiev e a CIA tentaram atingir avião de Putin e acabaram matando civis” (Blog da LBI, 17.06.2014).

No último período da guerra, quando as chamadas “repúblicas populares” estavam ameaças por ataques fascistas e das tropas da Ucrânia apoiadas pela OTAN, a LBI não vacilou em declarar “Ucrânia: OTAN ameaça atacar as “repúblicas populares” diante do avanço da resistência. Nossa tarefa: Ao lado dos separatistas contra o imperialismo e os bandos fascistas!” (Agosto, 2014. Hoje reafirmamos que estamos diante de um quadro geopolítico estratégico frente à luta de classes mundial, o que exige uma posição clara e justa dos Marxistas Revolucionários: ao lado da resistência proletária contra o imperialismo e os bandos fascistas, inclusive estabelecendo frentes únicas de ação com o exército russo para derrotar a ofensiva da OTAN em sua fronteira! Esta perspectiva abre caminho para que os Trotskistas façam propaganda revolucionária nas trincheiras de combate para construir o verdadeiro Partido Comunista na Rússia e nas ex-Repúblicas Soviéticas, retomando as tradições internacionalistas revolucionárias de Lênin e Trotsky que neste momento onde celebramos os cem anos da Revolução Bolchevique se condensam na palavra de ordem de derrotar o imperialismo para edificar uma nova revolução de Outubro!