terça-feira, 7 de junho de 2016

RUPTURA POLÍTICA NO INTERIOR DA LIGA COMUNISTA INTERNACIONAL, LCI (SPARTACIST LEAGUE)

O Blog da LBI publica os principais trechos do documento de ruptura política de uma fração partidária no interior da LCI (Liga Espartaquista, EUA). Esta fração, agora já externa, denominada “Antes tarde do que nunca”, dirigida pelos camaradas Ines e Wright, levanta uma série de questões políticas e programáticas importantes para o debate principista no seio do movimento trotskista internacional. Embora não tenhamos concordância programática integral com as posições expressas no documento abaixo, tomamos a iniciativa de traduzir em primeira mão o texto para o português por compreendermos que os temas em discussão tem muita relevância para o reagrupamento dos revolucionários trotskistas em nível mundial rumo à reconstrução da IV Internacional. Reconhecemos na LCI um marco de referência no campo dos trotskistas defensistas, ou seja, aqueles que consideraram o fim da antiga URSS como o maior passo político da contrarrevolução mundial do século passado. Porém a corrente internacional liderada por Robertson apresenta hoje traços de profunda paralisia, tanto no terreno da elaboração teórica como no da ação prática, favorecendo desta forma claras tendências de capitulação ao revisionismo que tanto combateu no passado.



DECLARAÇÃO DA FRAÇÃO "ANTES TARDE DO QUE NUNCA"
RETORNAR PARA O CAMINHO DO GENUÍNO ESPARTAQUISMO!

A liderança da LCI dobrou-se sob as pressões do imperialismo, arrastando o nome do espartaquismo pela lama de capitulação política para a burguesia e perda de confiança na capacidade revolucionária do proletariado.

O primeiro parágrafo do projeto de documento de fevereiro 2016 afirmou que a força ‘centralmente responsável’ para a destruição contrarrevolucionária da DDR [República Democrática Alemã, a Alemanha Oriental um Estado operário deformado] foi a burocracia stalinista na DDR e ‘acima de tudo’, da União Soviética. Esta última repetição da concepção errada de que os stalinistas 'levaram' a contrarrevolução nega a orientação política correta que fez possível a luta orgulhosa da LCI no combate à contrarrevolução na RDA, e sobre o qual lutas futuras para a revolução política na China e de outros estados operários deformados também deve ser baseadas..

Então, o que fez LCI, de acordo com esta linha: alertar os trabalhadores do DDR que o Kremlin estava conduzindo a contrarrevolução? Absolutamente não! Essa mentira venenosa dos pseudotrotskistas destina-se a mobilizar os trabalhadores pelo chamado para uma retirada das tropas soviéticas do DDR. A LCI tomou uma posição muito clara contra esta linha stalinofóbica, insistindo que a retirada das tropas soviéticas abriria a porta aos imperialistas.

Muitos militantes da  LCI acreditam erroneamente que havia uma correção posterior esclarecendo que era equivocado dizer que esta impressão equivocada é produto da seguinte pseudo-correção aprovada na conferência da LCI de 2003. Se olharmos mais de perto, eles podem ver que a ‘correção’ 2003 não foi uma mudança que ‘stalinistas levaram a contrarrevolução’ para ‘os stalinistas não levaram a contrarrevolução’, mas apenas uma mudança de afirmar  ‘os stalinistas DDR levaram a contrarrevolução’ para ‘os stalinistas soviéticos levaram a contrarrevolução. Este pseudo-correção serviu a dois propósitos: 1) para pacificar aqueles na parte que pode opor-se à ideia de que ‘os stalinistas levaram a contrarrevolução’ com a ilusão de que a ‘correção’ foi uma reafirmação do entendimento de Trotsky sobre a natureza dual da burocracia stalinista, e 2) para continuar, entretanto, no mesmo curso revisionista da liderança, e de fato consolidá-la por entorpecer qualquer oposição potencial. Isto permitiu que a LCI adotasse a dubiedade para falar de "ambos os lados de sua boca" sobre esta questão para melhor atender às suas finalidades.


Nós inicialmente fomos surpreendidos com a linha ‘centralmente responsável’ na Alemanha, porque estávamos entre aqueles enganados pela ‘correção’, como eram, aparentemente, alguns membros SPAD que tentaram defender a linha, argumentando: ‘sim, era errado dizer os stalinistas lideraram a contrarrevolução, mas isso é diferente’. ‘Agora entendemos o que está acontecendo - é um caso de co-existência através de ofuscação intencional - co-existência, isto é, entre aqueles que pensam que as burocracias stalinistas podem levar adiante contrarrevoluções e aqueles que não.

As vantagens para a liderança de sustentar essa co-existência são óbvias - a maioria de jovens que estão motivados o suficiente para considerar a adesão à LCI provavelmente também se preocuparam em ler pelo menos alguma coisa sobre a compreensão de Trotsky da natureza dual da burocracia stalinista, e sem novos militantes  o partido iria enfraquecer na velhice. No entanto, esta co-existência não é uma cura sustentável para a situação da liderança LCI - quando a próxima batalha entre a revolução política e contrarrevolução for fortemente colocada, os flancos polares do LCI será arremessado para os diferentes lados das barricadas.

A correta compreensão da natureza da burocracia stalinista é essencial para a luta para defender a China e os outros Estados operários deformados hoje. Para lutar contra a contrarrevolução, é essencial que o proletariado compreender quem a impulsiona . O stalinofóbicos acreditam que a burocracia stalinista é o ‘principal perigo’ e, portanto, servem para encobrir a tarefa dos cães ‘democráticos’ da reação burguesa que vão realmente liderar a contrarrevolução. A vanguarda revolucionária não pode cair nessa armadilha, deixar de ser trotskista, para tornar-se em vez disso, um obstáculo para a luta por novas revoluções de outubro.

No Programa de Transição, o documento de fundação da Quarta Internacional, Trotsky escreveu que ‘todos os matizes do pensamento político estão concentrados nas contradições da  burocracia: a partir do genuíno bolchevismo (Ignace Reiss) para completar o fascismo (F. Butenko). Trotsky viu que a burocracia não era uma nova classe dominante, mas uma casta frágil e contraditória. Ele previu que, sob o impacto da revolução política proletária uma seção da burocracia viria para o lado dos que se rebelariam contra o regime stalinista. Isto foi testemunhado durante a Revolução Húngara de 1956.

Na luta pela revolução política proletária na China será igualmente necessário olhar para a possibilidade de ganhar com o programa trotskista um setor entre os elementos recalcitrantes da burocracia chinesa, mesmo que seja pequeno, como Trotsky previu ...Seymour ( dirigente da CI) reorientou o partido para uma rejeição total de compreensão de Trotsky sobre a possibilidade de uma facção Reiss, redefinindo-a como um produto da consciência residual pessoal do passado burocratas vive como ‘militantes de esquerda em estados capitalistas reacionários’, e não, como Trotsky explicou, uma possibilidade inerente à natureza de classe da burocracia stalinista ‘não como uma nova classe dominante, mas uma casta frágil e contraditória." Segundo a noção revisionista de Seymour imposta para a LCI em 1999: ‘Uma facção Reiss no sentido específico que Trotsky concebida já não era possível nas burocracias dos estados sino-soviética pós-Segunda Guerra Mundial. Mas poderia um ‘Fração Reiss’ num sentido mais solto - a oposição de esquerda de um carácter mais ou menos centrista - desenvolveram nos regimes stalinistas do pós-guerra? Eu acredito que isso só foi possível na primeira geração da burocracia quando muitos de seus membros foram originalmente militantes de esquerda em estados capitalistas reacionários ... Procurar uma‘Fração Reiss’ na China, Coreia do Norte, Vietnã ou na burocracia cubanos de hoje seria inútil e totalmente desorientado’.

A LCI já não é o mesmo partido que lutou pela defesa da União Soviética e DDR, e com a sua linha atual não pode liderar a luta necessária para defender e ampliar os ganhos dos estados, os ainda restantes operários deformados. A linha de que as burocracias stalinistas ‘levaram a frente contrarrevolução’... nega toda a história da luta de princípios do LCI contra os verdadeiros líderes da contrarrevolução (a classe capitalista e seus cães de funcionamento social-democratas). Apesar do pseudo-correção interna em 2003, quem lê a Declaração LCI atualmente pode ver que ‘a burocracia stalinista levou adiante a contrarrevolução’ continua a ser a linha oficial do LCI hoje. Este repúdio em curso da compreensão trotskista mais básica da natureza dual da burocracia stalinista, significa que a LCI não tem nada a oferecer ao proletariado chinês, exceto, talvez, um porta-voz centrista para fornecer uma capa de esquerda para as forças ‘democráticas’ da contrarrevolução!"

Por Ines e Wright
16 de Abril de 2016