quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

LANÇADA A REVISTA TEÓRICO-POLÍTICA DA LBI: MARXISMO REVOLUCIONÁRIO Nº 16! ADQUIRA SEU EXEMPLAR! 



APRESENTAÇÃO

Apresentamos aos nossos leitores e simpatizantes a décima sexta edição da revista da LBI, Marxismo Revolucionário (MR). Chegamos ao final de 2015 e coincidentemente neste ano a LBI completou 20 anos de sua fundação justamente quando também comemoramos os 98 anos da Revolução de Outubro, vitoriosa insurreição revolucionária do proletariado sob a direção do Partido Bolchevique de Lênin e Trotsky. Esse número de nossa publicação teórica está dedicado a celebrar o surgimento da URSS. A chegada de MR-16 não representa “apenas” o lançamento de mais uma edição de nossa revista, ele é expressão de uma conquista na luta do Trotskismo Ortodoxo contra o arco revisionista da esquerda que se deixou corromper pela Frente Popular em mais de uma década de gerenciamento do Estado Capitalista no Brasil, já que MR é uma trincheira de combate de nossas posições políticas e teóricas a cada número lançado. Reconhecemos que não é uma tarefa “fácil” remar contra a maré das benesses materiais e políticas oferecidas pelo regime burguês para cooptar as direções do movimento de massas, porém o norte da nossa bússola é o programa da revolução socialista e não o “aprimoramento” desta democracia dos ricos. Sem falsa modéstia, estamos orgulhosos de lançar mais esse número de MR nos últimos dias de 2015 porque sabemos que cada artigo elaborado pela equipe de redação de MR representa um esforço militante heroico de combate ativo pelo programa revolucionário tão atacado pela burguesia e deformado pelos revisionistas do trotskismo. Ao longo das suas 16 edições, a Revista Marxismo Revolucionário vem pontuando de forma profunda as principais posições Marxistas na conjuntura nacional e internacional, sendo porta-voz de ácidas polêmicas com outras correntes políticas de esquerda, muitas das quais se tornaram “papagaios” do imperialismo em sua ofensiva contra regimes nacionalistas burgueses, como ontem na Líbia e agora na Síria, como poderemos ver no capítulo especial sobre a Síria ou no tópico dedicado aos atentados de Paris. Sabemos bem que pagamos um “preço político muito alto” por sustentar com vigor a ortodoxia do Trotskismo no mar de confusão teórica e degeneração material que hoje atravessa a esquerda mundial, porém mesmo “isolados” dos círculos da esquerda pequeno-burguesa rendida a “modernidade democrática”, continuaremos firmes e inflexíveis na defesa dos ideais Marxistas Leninistas!

Se os falsários do Marxismo pensavam que isolando a jovem e frágil IV internacional, e assassinando covardemente seu dirigente máximo, poderiam eliminar os ideais revolucionários estavam rotundamente enganados.Rendemos também nesta edição uma justa homenagem a Leon Trotsky nos 75 anos de seu assassinato, celebrados em agosto passado. A grandeza das ideias Marxistas não pode ser mensurada simplesmente pelo tamanho da organização que as representa, se assim não fosse o programa fundacional da IV Internacional poderia ser considerado pelos falsários do Trotskismo como algo “insignificante”. A fortaleza das posições de MR que permanece viva e firme 20 anos após a fundação da LBI reside justamente na correção de suas posições e não no tamanho de seu “aparato”, por isso mesmo não buscamos as “verbas fáceis” oferecidas pelo governo petista para comprar uma esquerda sem princípios. Seguimos “pequenos” mas íntegros com nossas convicções revolucionárias. Também não praticamos a “pirotecnia” de organizar “frentes” com blogs oportunistas (que sequer podem ser considerados grupos), sem o menor grau de coesão ideológica, para uma semana depois anunciar sua “explosão”, alegando a ameaça do Centralismo Democrático. Aprendemos há muito tempo que não se pode “brincar” de Leninista só para “sair bem na foto”.

Nossa senda estratégica é a organização real e concreta da vanguarda classista que não se vergou a cantilena do Estado burguês, essa é a tarefa “molecular” fundamental na atual etapa de retrocesso da consciência de classe. É por esta clareza programática que deixamos na MR-16 o balanço político de 2015 denunciando que o natimorto processo de impeachment comandado pelo bandido Cunha era um verdadeiro “presente de natal” para Dilma já que além de estar fadado a ser derrotado estava servindo para fortalecer o governo através de sua política de colaboração de classes, colocando o grosso das corrompidas entidades do movimento operário e popular (CUT, UNE, MST, MTST, setores do PSOL e PCO) na trincheira de defesa do governo Dilma contra o inexistente “golpe da direita”. Nessa edição também abordamos o caráter reacionário da Operação Lava Jato. A questão fulcral neste debate é a blindagem recebida pelo PSDB por parte do imperialismo, interessado na quebra das empreiteiras nacionais e de roldão na desmoralização política do PT que tem levado estas empresas a conquistar novos mercados no exterior. Moro levou para a cadeia figuras emblemáticas das classes dominantes, como Marcelo Odebrecht e prendeu Vaccari e Dirceu, colocando o PT em alerta vermelho, já que Lula era considerado o "padrinho" das empreiteiras nacionais, sob seu governo ampliaram suas intervenções na África, Ásia e América Latina atraindo o ódio da Casa Branca. Veremos em 2016 quais serão os próximos alvos da Lava Jato, tendo a convicção de que nenhuma iniciativa institucional surgida das entranhas desta república capitalista porá fim a corrupção estrutural que permeia o Estado burguês. O justiceiro da "República do Paraná" pretende falir grande parte das empresas para depois desmoralizar os dirigentes petistas e no próximo período atacar Lula diretamente, como exige a fascistoide Veja.

Nada melhor que celebrar os 98 anos da Revolução de Outubro reafirmando na práxis revolucionária os princípios do Marxismo-Leninismo através desta brava revista, histórica porta-voz teórico das posições comunistas da LBI! Vida longa a esta trincheira viva de defesa do Partido Revolucionário e da Reconstrução da IV Internacional, herdeira dos ensinamentos de Outubro de 1917! Esperamos que esta edição de MR possa auxiliar politicamente as novas gerações de ativistas e militantes, que são torpedeadas diariamente com a reacionária cantilena da “morte do Marxismo Leninismo” e da impossibilidade da construção do Partido Revolucionário. Da parte dos editores da MR existe a firme determinação e esta décima sexta edição da revista é a prova viva disto, em dar continuidade teórica e programática às lições abstraídas pelo Marxismo Revolucionário da luta de classes mundial. Nós da LBI continuamos absolutamente “crentes” na afirmação de Leon Trotsky, onde conclui que o futuro socialista da humanidade reside na capacidade do proletariado em construir uma nova direção revolucionária internacional!