sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DIA DE LUTA DOS PROFESSORES: OPOSIÇÃO CLASSISTA REALIZA COMBATIVO ATO CONTRA GOVERNO CAMILO (PT), FILHOTE DA OLIGARQUIA GOMES!


A oposição classista e de luta à direção da APEOC-CEARÁ (sindicato dos professores controlado pela Articulação- CUT) conseguiu mobilizar centenas de professores para o ato deste dia 15 de outubro no Palácio da Abolição, sede do governo estadual. Em protesto contra a gestão de Camilo Santana (PT), marionete da oligarquia Ferreira Gomes e contra o ajuste neoliberal do governo Dilma, mais de 1500 trabalhadores se fizeram presentes. Mesmo sem o apoio da direção do sindicato e das entidades estudantis tradicionais controladas pela esquerda “chapa branca” a manifestação contou com participação de professores e alunos de 30 escolas sendo um primeiro basta a toda a situação de cortes na educação pública, ataque a direitos e demissões de professores substitutos. O companheiro Antônio Sombra, militante da LBI e dirigente da Oposição de Luta dos professores impulsionada pela TRS, junto com demais membros da oposição (ver fotos), participou da atividade defendendo um programa classista e revolucionário para unificar a luta dos trabalhadores em educação com demais trabalhadores em greve como bancários e petroleiros. A tarefa que se coloca neste momento é fortalecer os zonais de base, exigir que o sindicato convoque uma assembleia geral já para impulsionar uma mobilização geral da categoria contra o governo Camilo cujas principais reivindicações são o reajuste salarial de 20% na data base de 2016; pagamento imediato do retroativo dos professores em 2015; readmissão dos professores temporários e funcionários terceirizados e paridade salarial entre efetivos e temporários, além da melhoria no Instituto de Seguridade Social do Estado do Ceará (Issec).
 
Militantes da Oposição na marcha ao Palácio do governo.
Em destaque, com a camisa vermelha soviética, Antônio Sombra da LBI

O Movimento de Oposição Sindical (MOS) lançou uma chapa classista para as eleições que ocorreram no começo deste ano de 2015. A LBI integrou a chapa Democracia e Luta pela base - Oposição Alternativa para derrotar os pelegos da CUT na APEOC, cúmplices dos ataques da Oligarquia Ferreira Gomes aos professores composta também pelo PSOL, PSTU, PCB, TPOR, Consulta Popular e militantes anarquistas. O desafio para os setores classistas que atuam na oposição é justamente impulsionar uma plataforma de luta para expressar o ódio de classe dos trabalhadores contra o governo estadual, apontando uma perspectiva revolucionária para este combate além do economicismo próprio do sindicalismo vulgar! A serviço desta tarefa a LBI coloca sua militância na luta por construir esta frente única para derrotar os pelegos da CUT! Grande parte dos presentes no ato e da própria oposição vem da chamada “rede de zonais” um fórum de ativistas classistas que o PSTU nunca apoiou porque se contrapunha a suas capitulações a burocracia governista, inclusive publicamente denunciando suas posições nas assembleias. Portanto, trata-se de uma frente única onde as posições da esquerda revolucionária representada pelo núcleo de trabalhadores em educação da TRS tem bastante eco e vamos disputar cada ponto programático na base da categoria.

A Oposição de Luta impulsionada pela TRS-LBI considera que é uma tarefa do conjunto da oposição impulsionar a unificação da categoria em um único sindicato de luta que enfrente tanto a prefeitura como o governo do estado, desfiliando ambos da CUT “chapa branca” e livrando-se de todas as alas da burocracia sindical que vivem de privilégios do aparato das entidades. Temos que mobilizar as escolas a fim de superar a paralisia imposta pela pelegada que há mais de 20 anos está de conluio com os governos e travando nossas lutas! No curso deste combate, buscaremos aproximar os ativistas mais avançados e conscientes para a tarefa da construção do Partido Revolucionário, única ferramenta capaz de superar o governismo, o sindicalismo vulgar e o revisionismo trotskista!