sexta-feira, 24 de abril de 2015


CRIATURA DA DITADURA MILITAR, REDE GLOBO CHEGA AOS 50 ANOS CELEBRANDO A IMBECILIZAÇÃO DE NOSSO POVO, SEMPRE ATIVA NO GOLPISMO MAS "JURANDO AMOR" PELA DEMOCRACIA DOS RICOS!

A TV Globo festejará seus 50 anos de existência neste 26 de abril, data em que começou a funcionar no ano de 1965, fundada por Roberto Marinho. Serão promovidos megaeventos e lançados vários produtos comemorativos para enaltecer o papel nefasto não só da “rede” mas do conjunto das “Organizações” da famiglia Marinho em nosso país. A emissora é criatura do golpe militar de 1964. O então diretor do jornal “O Globo” Roberto Marinho foi um dos principais incentivadores da deposição do presidente João Goulart, dando sustentação política, ideológica e logística à ação das FFAA. Um ano depois, foi fundada a sua emissora de televisão, que ganhou graças a ação dos generais gorilas em parceria com investimentos financeiros de corporações da mídia ianque. O império foi construído com incentivos públicos, isenções fiscais e outras mutretas, passadas e recentes. Recentemente em um editorial do pastelão “O Globo”, sua direção anunciou uma “autocrítica” pelo “apoio editorial” ao golpe militar desferido contra o povo brasileiro em 1964. A primeira leitura deste tardio “perdão” poderia apontar para uma singela readequação da mafiosa famiglia aos novos tempos de “democracia”. Afinal de contas este regime vigente da “democracia dos ricos” caiu como uma luva aos interesses comerciais do poderoso grupo de comunicações, que manteve praticamente inalterada sua hegemonia no setor. Não se pode esquecer que o apoio (na verdade uma conspiração) a todo processo que culminou na derrubada do governo nacionalista de Goulart, teve como primazia os interesses comerciais do empreendimento dos Marinho. Com a sedimentação da ditadura militar o jornal "O Globo" transformou-se rapidamente em uma rede nacional de TV, desbancando o império das comunicações nacional, construído por Assis Chateaubriand. Em plena sintonia com o imperialismo ianque, que financiou inicialmente todo o megaprojeto dos Marinho em parceria com o grupo Time Life, a TV Globo converteu-se na principal base de apoio de “massas” do regime militar (o monopólio da cobertura da copa do mundo em 70 foi o ponto determinante da inflexão), sendo muito bem gratificada pelos serviços prestados. Mas se no caso dos milicos a “ideologia” reacionária dos Marinho casava muito bem com seus interesses empresariais, não se pode dizer o mesmo da última década dos governos petistas, onde mesmo sendo beneficiada com generosas verbas estatais (faturadas diretamente por anúncios públicos ou via empréstimos do BNDES) a rede Globo não consegue digerir uma longa sequência histórica de “poder” da Frente Popular. Por suas viscerais ligações com o grande “Amo do Norte”, os Marinho se oferecem mais uma vez para serem parceiros da ofensiva imperialista contra os governos da “centro-esquerda” na América Latina, só que desta vez “jurando amor” pela democracia!

Somente muito tolos ou inocentes úteis podem acreditar que a participação dos Marinho em 64 se restringiu a um “apoio editorial” aos militares golpistas. Como esquecer nas páginas de O Globo a fotografia de nossos combatentes sendo expostas com a chamada de “Procura-se os perigosos terroristas”! Será que a “amnésia” dos Marinho os fizeram esquecer de seus inúmeros editoriais, ao longo de vinte anos celebrando figuras sinistras como os torturadores Fleury, Costa e Silva e Médici. E quando vociferaram por repressão brutal ao movimento operário, os Marinho por acaso estavam vivendo em um momentâneo “surto” autoritário? Mas não mais que de repente a rede Globo se declarou contrária a censura e até “protetora” de intelectuais comunistas perseguidos pelos militares, e como justificar a completa legitimidade que deu ao famigerado AI-5? Realmente a “autocrítica” dos Marinho não é capaz de convencer a ninguém minimamente esclarecido sobre a história recente do país.

O controle político que os Marinho hoje detém da maioria do STF, produzindo até pouco tempo atrás midiaticamente a figura de seu ex-presidente Joaquim Barbosa como um “herói nacional” em pleno “combate” aos corruptos dirigentes do PT, função que agora alçou o Juiz Sérgio Moro, é um claro sinal de seus objetivos golpistas, que podem percorrer várias trilhas. Só este elemento deveria receber a mais veemente repulsa de todo o arco das forças que reivindicam a democracia formal em nosso país, a exigência da renúncia do conjunto desta comprometida Corte Suprema se coloca como tarefa imediata do movimento de massas. Desgraçadamente muitos dos que fazem oposição de “esquerda” ao governo Dilma pensam que é progressiva a “chicana” feita pelo STF e agora pelo Juiz Moro (premiado pelas Organizações como “o Homem do Ano”) contra o PT, ignorando que se trata de um ataque ao conjunto da esquerda e das próprias liberdades democráticas.

A primeira opção dos golpistas e seu partido midiático, o PIG, ainda é o tradicional processo eleitoral. Neste terreno possuem todos os instrumentos possíveis para a manipulação contra o PT e a favor das candidaturas conservadoras. Também contam com o fraudulento sistema da urna eletrônica, criado como um recurso preventivo da burguesia para evitar resultados eleitorais inaceitáveis, fato que nos faz relembrar o escândalo da fraude do Proconsult contra Brizola em 1982, adversário confesso da emissora global. Mas a ofensiva imperialista em curso “trabalha” com variantes que necessariamente não podem esperar somente pelo resultado das urnas, por mais manietados que estes sejam. Nesta via entram em cena as alternativas golpistas “constitucionais”, lastreadas nas próprias instituições do regime vigente (como recentemente ocorreu em Honduras e no Paraguay), que necessitam de forte legitimação nos setores da população desorganizada. Este processo está em plena gestação em países como Venezuela, Bolívia e Equador e de forma mais embrionária na Argentina e Brasil. A Globo, seguindo a orientação imperial, ao anunciar sua “autocrítica” em relação ao apoio dado a quartelada militar, na verdade pretende declarar a “praça” que está bem ativa na organização golpista “constitucional”, se tal alternativa for necessária. Como Dilma vem levando adiante o ajuste fiscal neoliberal, como deseja a Casa Branca, a Rede Globo vem fazendo o papel de sangrar a “gerentona” petista para preparar a transição do governo central para um eixo político mais conservador futuramente. Recentemente seus editoriais fecharam questão contra o impeachment, considerado prematuro neste momento.

Nesta sanha reacionária, recentemente, o Blog “O Cafezinho” de Miguel do Rosário foi penalizado pela justiça a pagar R$ 20 mil de indenização em processo movido por Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo da Rede Globo. Por trás dessa clara perseguição político-judicial, encontra-se o fato dele ter denunciado seguidamente e com farta documentação a sonegação fiscal milionária das Organizações Globo e suas manobras obscuras para escapar do Fisco. Soma-se a isso que o blogueiro vem colocando a nu o papel da emissora na manipulação midiática de nosso povo e a colaboração íntima da Globo, sob o comando de Roberto Marinho, com a ditadura militar que perseguiu e matou centenas de lutadores no Brasil nos anos de chumbo. Mais recentemente “O Cafezinho” vem se dedicando a investigar a lista de políticos burgueses e altos-executivos brasileiros envolvidos no escândalo do HSBC suíço encoberta pelos jornalões e redes de TV, inclusive ligadas a Globo (como o Sistema Verdes Mares e a RBS) porque também envolve nomes plumados do tucanato e globais. Esta ofensiva contra a chamada “imprensa alternativa” que não está alinhada aos grandes meios corporativos de alienação de massa da burguesia em nosso país é parte de uma cruzada maior contra o conjunto dos movimentos sociais e a luta dos trabalhadores, recrudescimento que vem se aprofundando desde as “Jornadas de Junho” com a prisão dos Black Bloc´s e, depois, no processo contra os 23 ativistas do Rio de Janeiro, entre eles Sininho, Igor Mendes e Karlaine, farsa jurídica que levou esses companheiros ao cárcere, em uma ação orquestrada pela justiça a serviço do governo Cabral-Pezão e que teve apoio de Dilma. Enquanto isso, tanto “zelo” por parte da Rede Globo e do PIG quando se tratou do caso do helicóptero com 500 kg de cocaína pertencente ao deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG) e a seu pai, o atual senador Zezé Perrella (PDT-MG), ainda mais quando se sabe que os diretores da emissora do Jardim Botânico têm ligações comerciais com contrabandistas, traficantes e bicheiros, realidade denunciada com detalhes por um alto executivo das Organizações Globo durante 10 anos, Roméro da Costa Machado, ex-assessor especial de Boni, que conheceu a fundo os negócios obscuros do grupo e seus escândalos.

Nas “descomemorações” dos 50 anos da Rede Globo aproveitamos para declarar ser impossível existir uma “mídia independente” dos grandes monopólios dos meios de comunicação, sem a ruptura revolucionária com o Estado burguês e a expropriação dos meios de comunicação capitalistas, que manipulam a população segundo seus interesses de classe sob o silêncio cúmplice do governo do PT, gerência que servilmente chega a financiar fartamente os barões da mídia. A única forma de ter uma mídia comprometida com os interesses dos trabalhadores e do povo pobre é lutando pela liquidação do próprio Estado burguês, pondo abaixo o “quarto poder” que aliena as massas para manter a exploração capitalista e a hegemonia do imperialismo sobre os povos do planeta.