sábado, 21 de fevereiro de 2015


Todo apoio à luta dos operários do COMPERJ! Pagamento imediato dos salários atrasados e estatização das empreiteiras que demitem! Em defesa da Petrobras sob controle dos trabalhadores! Pela retomada das obras de construção das refinarias!

3000 trabalhadores do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) estão sem salário desde dezembro de 2014. Soma-se a este número outros 500 operários que foram demitidos sem receber seus direitos trabalhistas por empresas que prestam serviço para a Petrobras, como a Alusa. Frente a esta realidade os trabalhadores ocuparam heroicamente a ponte Rio-Niterói no dia 10 de fevereiro e continuam na luta por seus empregos e direitos com manifestações de rua. Desde a LBI nos solidarizamos com o combate de classe dos companheiros e exigimos o pagamento integral dos salários, o pagamento das verbas rescisórias dos demitidos e a reincorporação de todos ao trabalho. A crise na Petrobras em função do ataque a companhia pelos rentistas internacionais e uma direção corrupta completamente servil ao mercado não pode recair sobre os ombros dos trabalhadores. O escândalo das “comissões” (propinas) pagas pelas empreiteiras como a Alusa aos diretores da Petrobras, que vem desde o governo tucano e continuou sobre a gerência petista, não pode ser o pretexto para paralisar as obras, demitirem os trabalhadores e não pagarem seus direitos. Defendemos a estatização de todas as empreiteiras, a retomada das obras das refinarias-COMPERJ e o controle da Petrobras pelos trabalhadores! Nesse sentido, nos somamos a convocatória da plenária do dia 26 de fevereiro para organizar a resistência dos trabalhadores e cobrir sua luta da mais ampla solidariedade, que se realizará no Sindpetro-RJ, para traçar ações de organização da campanha “SOS Comperj: os trabalhadores não pagarão pela crise”.

Para combater a ofensiva da direita tucana que deseja a privatização da Petrobras e a conduta covarde do PT que mantém a empresa subordinada a rapina da bolsa de valores responsável pela queda das ações da companhia, defendemos que a maior empresa da América Latina rompa todos os contratos de terceirização e incorporem todos os trabalhadores aos seus quadros, a fim de que esta possam retomar dignamente a construção das refinarias para romper a dependência do Brasil no campo do refino e da produção de diesel e nafta. A construção de pelo menos cinco grandes novas refinarias é uma exigência não só para a economia capitalista do país, mas envolve a própria soberania política e militar do Brasil, já que um país que depende das multinacionais anglo-ianques do petróleo para abastecer inclusive sua frota militar de aviões e navios não pode ser considerado minimamente “independente”. De nada adianta a Petrobras bater recordes de extração do “Pré-sal” apresentado falsamente como um conto de fadas para tirar o país do atraso para vendê-lo “in natura” como óleo cru para os trustes internacionais do setor controlados pelo capital financeiro. É óbvio que a função de “fazendão” do petróleo que cumpre hoje a Petrobras só interessa ao imperialismo. Se o Brasil vende óleo cru e depois compra combustíveis refinados com alto valor agregado jamais poderá superar o déficit estrutural que paralisa o crescimento de nossa economia.  

Desde a LBI, defendemos que a estatização da Petrobras sob controle dos trabalhadores é uma justa bandeira para iniciar a “caminhada” revolucionária pelo próprio poder proletário, erigindo um Estado de novo tipo onde o mercado capitalista sucumba as exigências e necessidades da maioria população trabalhadora. A luta dos companheiros do COMPERJ e das demais refinarias paralisadas é o primeiro passo deste senda, tanto que depois de sua assembleia no dia 10 de fevereiro os trabalhadores da Alusa decidiram coletivamente retornar para a porta da sede central da Petrobrás para arrancar uma negociação com a nova direção da Petrobras.  O ato surpresa no vão central da Ponte Rio-Niterói, realizado no mesmo dia, forçou a mídia a voltar os holofotes para os trabalhadores do COMPERJ, que não aguentam mais as enrolações da Alumini/Alusa e da direção da Petrobrás, e não recebem seus salários há quase três meses.  A mobilização demonstra o nível que chegou a situação de dívidas e de fome de suas famílias, que levam a luta se radicalizar para alcançar alguma vitória. Os trabalhadores do COMPERJ estão em via de receberem um calote da patronal. É preciso redobrar a solidariedade com os operários da Alusa e exigir que a Petrobrás e Alusa sejam responsabilizadas e que os bens de todos corruptos e corruptores sejam confiscados e usados em primeiro lugar para garantir os salários e direitos de todos trabalhadores. Mas não apenas isso, é necessário que a Petrobras reduza radicalmente seus investimentos em caríssimas plataformas do “Pré-sal”, e ainda por cima partilhando a extração com empresas estrangeiras, para voltar o caráter da estatal para o refino do petróleo e a produção de combustível e derivados finos, mantendo é claro a extração do óleo em bacias ou regiões de baixo custo. Para assumir esta nova política é necessário um novo controlador para a Petrobras, ou seja, as organizações independentes do proletariado rompendo frontalmente as “parcerias e associações” da estatal com o capital financeiro e suas subsidiárias do setor energético.

Para realmente defender a Petrobras da ofensiva privatista e de seus gestores corruptos, em primeiro lugar se faz necessário levantar um outro programa de gestão, produção e investimentos da estatal. Em segundo lugar deve ficar cristalino que com os atuais controladores da Petrobras a empresa caminha para uma crise letal, é tarefa da classe operária resgatar seu caráter nacional, assumido seu controle político e administrativo. Por último é importante compreender que não se conquistará o controle operário da Petrobras no “marco exclusivo” de suas fronteiras, somente a instauração de um novo poder político no país será capaz de introduzir a planificação socialista da economia, condição “sine qua non” para extirpar definitivamente a corrupção estrutural que permeia todo o modo de produção capitalista.  Somente uma intervenção enérgica do movimento operário e dos próprios trabalhadores da estatal poderá reverter este curso integralmente nocivo aos interesses da nação, sendo a luta dos trabalhadores do COMPERJ a ponta de lança desta tarefa!