segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Artigo extraído do Boletim de boca de urna da Chapa 2 para as eleições do Sindiágua-Ceará (24 a 27 de setembro/2012)

Só a FRAUDE impedirá a vitória da
Chapa 2 - Unidade na Luta

Finalmente chegou o momento decisivo para os trabalhadores em saneamento básico e meio ambiente do Ceará. Depois de 30 anos de domínio do Sindiágua pelo grupo político de Sérgio Novais (PSB), chegou a hora dos trabalhadores dizerem não ao continuísmo e apostarem na mudança, votando massivamente na Chapa 2 - Unidade na Luta. Nos dias 24 a 27 de setembro será realizada a eleição da chapa que irá dirigir o sindicato nos próximos três anos. Nesse momento, a categoria deve refletir sobre as consequências das desastrosas posições políticas desse grupo que está a frente do sindicato há três décadas, levando a cabo uma política de colaboração de classe. Em 1985, a direção do Sindiágua apoiou a transição conservadora que levou José Sarney a Presidência da República após a morte de Tancredo Neves, que com o Plano Cruzado congelou os salários dos trabalhadores, em 1986 fez campanha para eleger Tasso Jereissati, “novo coronel” do Ceará. Já em 2006 foi a vez de patrocinarem a candidatura de Cid Gomes (PSB). Atualmente, a chapa 1, da direção do sindicato, diz que lutará pelas reivindicações dos trabalhadores, mas de fato seu apoio incondicional é para os governos burgueses de Dilma e Luizianne Lins, tanto que faz campanha por Elmano de Freitas, do PT, para Prefeito de Fortaleza. Seu desgaste profundo e o rechaço da categoria a sua política indica que só a FRAUDE impedirá a vitória da Chapa 2 - Unidade na Luta nas eleições do Sindiágua-Ceará!

Ao longo de todos esses anos, os resultados dessa política de colaboração de classes são as derrotas das campanhas salariais, os acordos coletivos rebaixados, a perda de conquistas históricas como o anuênio dos trabalhadores da Cagece, o abandono das reivindicações da categoria e a traição aberta e declarada, como ocorreu na assembleia do dia 31/05 e na negociação do reajuste de zero por cento para os trabalhadores do SAAE de Sobral. Para se perpetuarem a frente do sindicato, os governistas da atual direção ligada a CTB, burocratas sindicais do PSB e PCdoB, que contam com o apoio do PT, suprimiram toda a democracia nos congressos e assembleias da categoria, ampliaram para 12 meses o tempo mínimo de sindicalização para que os trabalhadores possam votar nas eleições do sindicato e aumentaram de 39 para 61 o número de diretores para impedir o surgimento de uma chapa de oposição.

Mas todos esses obstáculos foram vencidos pela vontade férrea de mudança dos trabalhadores, que apoiaram política e materialmente a construção da Chapa 2, encabeçada pelo companheiro Antonio Luiz, militante da Liga Bolchevique Internacionalista (LBI) e integrada por simpatizantes da TRS, ativistas independentes classistas da categoria e companheiros próximos ao PSOL. Durante a campanha que fizemos em todos os locais de trabalho na capital e no interior, na Cagece, nos SAAEs e na Cogerh, a adesão dos trabalhadores à nossa chapa de oposição deu a convicção de que só uma enorme FRAUDE poderá impedir a vitória da Chapa 2 - Unidade na Luta. Os sinais dessa FRAUDE já são evidentes, no próprio período de realização de quatro dias de eleição, quando dois dias são mais que suficientes. A direção do sindicato quer que todos os aposentados votem, mesmo sem estarem de acordo com as regras que eles mesmos criaram (12 meses de associados e contribuição mensal de 1%). Das 36 urnas que serão utilizadas, 30 são itinerantes e boa parte delas foram conduzidas para os locais de votação por diretores do sindicato e membros da chapa 1. Sabemos que existe um histórico de fraudes nas eleições anteriores do sindicato e uma direção que frauda publicamente o resultado de uma assembleia, como ocorreu em 31/05, é capaz de qualquer coisa.

Nesse sentido, a categoria deve está preparada para rechaçar a fraude eleitoral nestes dias 24 27 de setembro e na própria apuração da eleição! Cada eleitor da Chapa 2 deve ser um fiscal ativo da nossa chapa classista e combativa nessas eleições, em que de um lado está a chapa 1, da atual direção governista, que representa o continuísmo da política de derrotas para a categoria e, do outro, está a Chapa 2 - Unidade da Luta, que reflete o desejo de mudança da categoria e a perspectiva de transformar o Sindiágua num verdadeiro instrumento de luta e de defesa das reivindicações dos trabalhadores, em uma entidade que defende um programa revolucionário! Vamos votar na chapa 2 e barrar a FRAUDE orquestrada pelos governistas que desejam manter o sindicato servil a oligarquia dos Ferreira Gomes (PSB)!