quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Delírio de uma esquerda catastrofista: PCO afirma que Brasil está à “beira da recessão”!

Volta e meia a esquerda catastrofista alardeia que a economia brasileira entrará em colapso, que o país está à beira da recessão e será a “bola da vez” da crise capitalista. O PCO vem se especializando em montar esses cenários delirantes, como manchetes do tipo “Crescimento econômico em queda livre” ou “Brasil muito próximo da recessão” para, logo em seguida, vender o conto de que estamos prestes a presenciar uma “reação das massas” aos efeitos destas turbulências econômicas globais. Em geral quebra a cara! Nas páginas de sua imprensa, em seu mundo da fantasia, esses revisionistas tentam fazer da sua vontade a realidade, buscam encobrir sua impotência com atalhos, justamente porque não podem reconhecer que em função do Brasil ser atualmente um dos principais destinos dos investimentos capitalistas mundiais atravessa uma onda de expansão econômica, que tem amortecido a luta de classes.

Os “dados econômicos” que o PCO lista em seus artigos para dar um ar “científico” aos seus delírios não podem sobrepor-se a uma realidade vista a olhos nus: a estabilidade social e política alcançada pelas gestões da frente popular conseguem atrair um enorme fluxo de capital internacional em forma de bolha de crédito, amortecendo a ação direta da classe operária e rebaixando suas reivindicações imediatas. Justamente por ser peça chave na divisão internacional do trabalho imposta pela economia mundial capitalista, o Brasil não altera sua estrutura de dependência dos centros imperialistas e continua a apresentar altos índices de miséria e pobreza. Porém, a população trabalhadora vem sendo anestesiada com políticas públicas compensatórias das mais diversas e pelo crédito para os pequenos negócios, enquanto na outra ponta, as direções sindicais sabotam as lutas das categorias organizadas, impondo pífios reajustes e mantendo o governo Dilma completamente blindado. As derrotas das últimas campanhas salariais que o digam! Em meio à queda de vários ministros por corrupção, o governo amplia sua popularidade assim como sua base social e política, o PSD de Kassab atuando como fiel escudeiro do governo Dilma no parlamento é mais um prova do quadro de absoluta tranquilidade por que atravessa a gestão da frente popular!

Os planos de incentivo à indústria com renúncia fiscal de quase 30 bilhões de reais, os milionários empréstimos do BNDES, os recordes de vendas, apesar das elevações constantes nos preços dos carros novos, o surgimento vertiginoso dos chamados “pequenos negócios” subsidiados pelo Estado, o aumento dos imóveis em função dos megaeventos (Copa e Olimpíadas)... são exemplos de uma semicolônia que atravessa um momento de expansão econômica e não o contrário, como nos deseja convencer o estúpido PCO. Causa Operária é “apenas” mais afoita em seus delírios castrofistas, que são compartilhados por todo arco revisionista do trotskismo, que vai do PSTU até a LER. O PCO, ao repetir a cantilena catastrofista de que a “crise vem aí!”, como fazem todos os revisionistas de forma recorrente desde o crash capitalista de 2008, busca um atalho oportunista auto-ilusório porque não reconhece que vivemos uma etapa de aberto retrocesso ideológico e de cooptação de um amplo setor social dos trabalhadores, como a chamada “nova classe média” no Brasil. Por esta razão, soam cada vez mais patéticas suas análises e ainda mais suas posições políticas. Não esqueçamos: os mesmos que dizem que o Brasil está “a beira da recessão” são os que, usando como pretexto o aprofundamento da crise capitalista mundial, apoiaram os atentados da extrema direita na Noruega e apresentaram os mercenários “rebeldes” pró-OTAN na Líbia como “genuínos revolucionários”!