domingo, 24 de julho de 2011

Atentados na Noruega: PCO do delírio oportunista a quinta coluna do neofascismo europeu

“Em primeiro lugar, é evidente que se trata de um ataque ao governo, uma vez que os dois atentados se dirigiram contra organizações ligadas a ele. Por isso, o ataque é parte das ações das massas europeias que estão enfrentando o regime político de seus países como resposta à crise, principalmente nos países onde os capitalistas estão impondo seus planos de austeridade contra a classe operária”. Acreditem se possível for! A citação acima foi retirada da declaração feita pelo Partido da Causa Operária, PCO, logo após os atentados neofascistas que vitimaram mais de cem pessoas em Oslo, na Noruega. Com o seguinte título em seu artigo: “Crise européia se torna explosiva”, o PCO segue na linha de um delírio oportunista que agora serve para justificar as ações terroristas da extrema-direita europeia : “O ataque é parte da ação de massas européias que está se levantando contra governos” (Site do PCO, 22/07). Esta seita revisionista que até há pouco tempo era afiliada ao PO argentino, tenta a todo custo caracterizar a iminência da revolução na atual etapa de reação mundial, agora enxerga nos atentados monstruosos do fascismo uma “ação de massas”, ou seja, para encaixar sua “teoria” delirante de que a revolução dobra a próxima esquina, agora vale se emblocar com a direita terrorista para “combater os governos”! A evolução política das teses catastrofistas da esquerda revisionista a levou a uma completa perda de referência no marxismo revolucionário, e o que é pior ultrapassaram a fronteira de classe ao apoiarem a extrema direita em ações terroristas contra os governos sociais-democratas europeus, como o trabalhista norueguês.

O PCO que embeleza os “rebeldes” líbios, apoiados pela CIA e a OTAN, como “revolucionários”, e já se colocou no campo militar e político do imperialismo contra o que considera a “ditadura de Kadaffi”, soma-se neste momento às oposições fascistas da Europa contra os governos dirigidos pelos partidos “socialistas”, que aplicando a receita neoliberal do FMI vem sendo duramente castigados nas ruas e nas urnas. Como aconteceu recentemente em Portugal, e provavelmente nas próximas eleições gregas, a direita xenófoba vem assumindo o lugar de gerente do Estado capitalista diante da desmoralização política da demagogia social-democrata. Neste quadro onde o movimento de massas carece de uma direção revolucionária para impor seu próprio projeto de poder socialista (mais além de um economicismo defensivo), os movimentos neofascistas ganham força não só eleitoral e começam a organizar milícias armadas, que devem ser combatidas com a resposta violenta da classe operária através da construção dos Partisans, como ocorreu na segunda guerra mundial.

Falar a verdade às massas por mais amarga que seja, é parte integrante do processo de conscientização política do proletariado, preparando o combate para enfrentar uma etapa de contrarrevolução e profunda ofensiva imperialista contra os povos. Inocular o delírio político nas fileiras da classe operária longe de servir ao otimismo revolucionário, só nos desarma programaticamente e facilita a ação de nossos inimigos viscerais, como os fascistas. O PCO ao saudar uma atentado da extrema direita como parte de “uma ação revolucionária das massas” assinou seu próprio atestado de óbito enquanto uma organização que ainda se reclamava trotskysta.

Leia também:
QUASE 100 MORTOS EM DOIS ATENTADOS NA NORUEGA:
Uma trágica expressão do crescimento da extrema-direita na Europa